A História das Choppers
Entenda mais sobre o significado dos nomes Choppers e Bobbers
A chopper nasce da remoção ou corte (chopping) de peças ou partes de uma moto que não afetam
o seu normal funcionamento ou desempenho. Quem precisa de enormes pára-lamas , pára-brisas,
várias luzes, barras anti-choque ou grandes assentos? Corta-se tudo isto, a moto fica mais leve e
emagrece consideravelmente. Juntando a isto alonga-se o garfo, coloca-se um “puta rodão” na
traseira e uma roda fina (normalmente aro 21) na dianteira…fica ANIMAL. Tanques menores. Pouco combustível e muito, muito visual. Estas alterações a motocicleta fica a cara do dono!!!

A história das choppers começa com o regresso aos Estados Unidos dos soldados
que combateram na Europa durante a Segunda Grande Guerra Mundial. Na época
os maiores fabricantes de motos do continente americano eram a Harley-Davidson e a
Indian, ambos produzindo motos de grande porte, pesadas e robustas em oposição aos
modelos dos fabricantes Europeus que tinham modelos mais leves, menores e de fácil
condução, modelos esses que foram conduzidos pelos soldados americanos.
As motos sempre foram uma paixão da juventude e estes ex-soldados quando se reuniam comentavam bastante as motos européias por oposição aos modelos americanos. A verdade é que nenhum fabricante dos Estados Unidos se mostrou interessado nestas idéias um tanto ou quanto revolucionárias para a época.
Uma vez que as fábricas os ignoravam, alguns Bikers (termo utilizado para identificar condutores
de motos modificadas) optaram por fazer eles as alterações necessárias nas suas motos. Começaram
por cortar (Chop) parte daquilo que consideravam desnecessários, os pára-lamas, por exemplo,
outras partes eram encurtadas (bobbing) e gradualmente obtiveram os resultados que pretendiam
dentro do que era possível. A estas motos atribuiu-se o nome de “Bobbers”.

Até a década de sessenta já próximos dos anos setenta as “Bobbers” foram rainhas,
o processo de personalização evoluiu bastante e gradualmente passam a designar-se as moto
s personalizadas de “Choppers”. O grande salto destes modelos para os olhos do mundo
dá-se quando em 1969 quando o filme Easy Rider com Peter Fonda e Dennis Hooper se transforma
num sucesso de bilheteira e filme de culto de uma juventude irreverente. Não tardou que jovens em
todo o mundo corressem para comprar motos iguais às que aparecem no filme. O problema é que os
grandes fabricantes não as produziam. Graças a esta imensa procura não demorou muito que alguns
jovens montassem a sua própria oficina no quintal de suas casas e começassem a fabricar choppers.
Já que não havia de fábrica eles iriam fazê-las. Em breve alguns destes mecânicos de quintal
ganhavam notoriedade entre os adeptos das choppers e o que começou por uma paixão tornou-se
um lucrativo negócio. Depois desta primeira vaga começaram a surgir os designers, estes não se
limitavam a alterar uma moto, eles desenhavam a máquina de raiz. O cliente explicava o que tinha
em mente e o designer complementava com os conhecimentos técnicos elaborando a moto. O
resultado foi modelos cada vez mais complexos e mais personalizados. Arlen Ness foi um dos
primeiros designers conhecidos e entrou para a história da Chopper. A década de oitenta viu surgir
muitas lojas especializadas e novos designers, mas existia um ponto inalterável neste produto: os
motores. O motor de referência tem sido o Harley-Davidson e muitos construtores recusam-se a
abdicar dele, mas como nem todos têm dinheiro para Harley qualquer motor de moto pode ser
utilizado. Para os construtores e utilizadores de Choppers as marcas não têm grande significado
ou relevância, o produto final é que conta.
