História das motocicletas no Brasil
A história da motocicleta no Brasil começa no início do século passado com a importação de muitas motos
européias e algumas de fabricação americana, juntamente com veículos similares como sidecars e
triciclos com motores. No final da década de 10 já existiam cerca de 19 marcas rodando no país, entre
elas as americanas Indian e Harley-Davidson, a belga FN de 4 cilindros, a inglesa Henderson e a alemã
NSU. A grande diversidade de modelos de motos provocou o aparecimento de diversos clubes e de
competições, como o raid do Rio de Janeiro a São Paulo, numa época em que não existia nem a antiga
estrada Rio-São Paulo.
No final da década de 30 começaram a chegar ao Brasil as máquinas japonesas, a primeira da marca
Asahi. Durante a guerra as importações de motos foram suspensas, mas retornaram com força após o final
do conflito. Chegaram NSU, BMW, Zündapp (alemãs), Triumph, Norton, Vincent, Royal-Enfield,
Matchless (inglesas), Indian e Harley-Davidson (americanas), Guzzi (italiana), Jawa (tcheca), entre outras.

Monark (ainda com motor inglês BSA de 125cm3), em 1951
A primeira motocicleta fabricada no Brasil foi a Monark (ainda com motor inglês BSA de 125cm3),
em 1951. Depois a fábrica lançou três modelos maiores com propulsores CZ e Jawa, da
Checoslováquia e um ciclomotor (Monareta) equipado com motor NSU alemão. Nesta mesma década
apareceram em São Paulo as motonetas Lambreta, Saci e Moskito e no Rio de Janeiro começaram a
fabricar a Iso, que vinha com um motor italiano de 150cm3, a Vespa e o Gulliver, um ciclomotor.

Fotos da Lambreta e da Vespa
O crescimento da indústria automobilística no Brasil, juntamente com a facilidade de compra dos carros, a
partir da década de 60, praticamente paralisou a indústria de motocicletas. Somente na década de 70 o
motociclismo ressurgiu com força, verificando-se a importação de motos japonesas (Honda,Yamaha,
Susuki) e italianas. Surgiram também as brasileiras FBM e a AVL.

Fotos Agrale e DT 180
No final dos anos 70, início dos 80, surgiram várias montadoras, como a Honda, Yamaha, Piaggio,
Brumana, Motovi (nome usado pela Harley-Davidson na fábrica do Brasil), Alpina, etc.

Fotos das motos AMAZONAS 1977 e 1982
Nos anos 80 observou-se outra retração no mercado de motocicletas, quando várias montadoras
fecharam as portas. Foi quando apareceu a maior motocicleta do mundo, a Amazonas, que tinha motor
Volkswagen de 1600cm3. Atualmente a Honda e a Yamaha dominam o mercado brasileiro, mas aí já
deixou de ser história.

Honda 750Four e RD 350 Ambas mod 1980
fonte- detudoumpoucomotos